Quem somos

Quem somos

Pesquisadores Docentes:

Prof. Dr. Sébastien Joachim (UFPE / UFPB)
Fundador do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose

Possui graduação em Letres En France – Universite de Montreal (1965), mestrado em DEA em Letras – Universite Laval (1967) e doutorado em Letras – Universite Laval (1973). Atualmente é prof. dr. a da Universidade Estadual da Paraíba e professor titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literária, literatura comparada, psicanálise e imaginário. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes:  http://lattes.cnpq.br/8265687026301345

 

Profª. Drª. Ermelinda Maria Araujo Ferreira (UFPE /UEPB / Universidade Nova de Lisboa)
Líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife. Mestrado (UFPE), Doutorado (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)/Universidade de Lisboa), Pós-Doutorado (Universidade Nova de Lisboa) em Letras. Pesquisadora do CNPq, Líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose e vice-líder do Núcleo de Estudos em Hipertexto e Tecnologia Educacional. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco e Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/3975152604166388

 

Profª. Drª. Maria do Carmo Nino (UFPE)
Vice-líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose

Doutora pela Universidade Paris I, França. Como pesquisadora atuante na área de Intersemiose, estuda as possibilidades de alianças entre os meios artísticos como a Literatura, as Artes Visuais e o Cinema. Como artista plástica é sensível aos meios de expressão que exploram as dimensões plásticas da aliança entre a imagem de base química (fotografia) com os novos meios eletrônicos e digitais. Redigiu sua tese “Pour une mise au point de La Nature dans tous ses Etats”, como uma reflexão teórico-prática sobre as possibilidades plásticas da aliança destes materiais: trata-se de uma análise, através do ponto (pixel e grão da fotografia), como elemento constituinte, simbólico e conceitual, da série de dezessete painéis intitulada “La Nature dans tous ses Etats”..Graduação em Arquitetura pela UFPE. Vice-líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/1498590343496137

 

Prof. Dr. Luís Filipe Teixeira (CIES-IUL, Lisboa)

Possui doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (1998). Licenciado em Filosofia (1984) e Mestre em Filosofia (1990) pela Faculdade de Letras de Lisboa.Investigador Associado do CIES-IUL (Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Lisboa, Portugal) (Jan. 2011-);Investigador Colaborador do CECL-Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (2004-); Fundador da SOPCOM – Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; Fundador da AFFEN – Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica; Reviewer da Revista New Media & Society; Membro do Editorial Board da Revista Via Communicandi (Polónia); Membro do Conselho Editorial da Revista Hipertextus (NEHTE/Univ. Federal Pernambuco-UFPE); ÁREA CIENTÍFICA PRINCIPAL: Ciências da Comunicação (Ludologia/ Game Studies, Teorias da Cultura, Teoria dos (Novos) Média, Narratologia, Hipertexto, Cibercultura/Ciberliteratura, Internet Studies, Teorias da Comunicação e da Informação); OUTRAS: Hermenêutica, Estética, Literatura Comparada, Teorias do Mito e da Simbólica. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/5364157020549917

 

Prof. Dr. Roland Gerhard Mike Walter (UFPE/UEPB)

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Literatura Comparada pela Johannes Gutenberg Universität, Mainz, Alemanha (1992), realizou pesquisas de pós-doutorado na University of California, Santa Cruz (2000) com bolsa de estudos concedida pela CAPES e obteve em 2006 bolsa de estudos do Governo Canadense. Roland Walter é autor de três livros Magical Realism in Contemporary Chicano Fiction (Frankfurt: Vervuert, 1993), Narrative Identities: (Inter)Cultural In-Betweenness in the Americas (New York/Frankfurt/Bern: Peter Lang, 2003) e Afro-América: Diálogos Literários na Diáspora Negra das Américas (Recife: Bagaço, 2009 , organizou a coletânea de ensaios críticos “As Américas: Encruzilhadas Glocais (E-Book/CD-ROM, Recife, 2007) e o livro “Narrações da Violência Biótica” (Recife, 2010) e publicou numerosos artigos e capítulos de livro sobre diversos aspectos e temáticas da literatura e teoria (Estudos Culturais e Pós-Coloniais) interamericana no Brasil, na Argentina, em Cuba, no Canadá, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Holanda. Além de ser parecerista e fazer parte do conselho editorial de várias revistas científicas nacionais, Roland Walter foi Editor Associado da revista MELUS (Multi-Ethnic Literature of the United States, University of Connecticut, USA) de 1997 até 2006 e é Pesquisador Associado do Groupe Interdisciplinaire de Recherche sur les Amériques (GIRA), Montréal. Foi convidado como Professor Visitante pela Eberhard-Karls Universität, Tübingen, Alemanha entre abril e setembro de 2004 e atualmente coordena o Núcleo de Estudos Canadenses da UFPE. {Email para contato: [email protected]}.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/7241596526013043

 

Colaboradores:

Prof. Dr. Antonio Carlos Xavier (UFPE)

Professor Titular em Linguística do Departamento de Letras da UFPE. Graduado (1991) e mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atua nas áreas de Linguagem e Tecnologia, Semântica, Pragmática, Filosofia da Linguagem e Linguística de Texto. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado nas linhas de pesquisa: Linguagem, Tecnologia e Ensino e Análise Sócio-Pragmática do Discurso. Realiza pesquisas com os temas: Hipertexto, Tecnologia, Letramento, Retórica e Cultura digital todos voltados para a construção de teoria e prática de formação docente. É fundador e primeiro presidente da Abehte (Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional). Atualmente é conselheiro da Abehte e coordenador do Grupo de Pesquisa Nehte (www.ufpe.br/nehte). É editor da Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net ) e membro do conselho editorial de periódicos científicos como: RBLA (Revista Brasileira de Linguística Aplicada), Veredas, Investigações: Linguística e Teoria Literária, Calidoscópio, Quaestio, entre outros.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/7621453362859742.

 

 Profª. Drª. Cláudia Franco Souza (Universidade Nova de Lisboa)

Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (título da Tese: Ciências do Psiquismo, Política e Criação Literária no espólio de Fernando Pessoa- 1905-1914) pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.Possui graduação em História pela PUC-MG, especialização em Psicopedagogia pela PUC-MG e especialização em Filosofia pela UFMG. É Mestra em Teoria da Literatura pela UFMG (título da dissertação: “A antropologia do incabado: escrita e filosofia em Crime e Castigo e na Genealogia da Moral). Nos meses de maio até julho de 2009 esteve na Alemanha realizando pesquisas bibliográficas sobre Nietzsche. Atualmente investigando o espólio de Fernando Pessoa na Biblioteca Nacional de Portugal. Editou o livro O Marinheiro pela Ática em Portugal com inéditos do espólio pessoano. Fez parte da organização do “Colóquio Internacional Nietzsche, Pessoa e Freud” que aconteceu em Maio de 2011 na cidade de Lisboa. Organizou também o evento “Fernando Pessoa na actualidade” na Casa Fernando Pessoa de Dezembro de 2011 à Janeiro de 2012, com Paulo Borges e Nuno Ribeiro. É responsável também pela organização do seminário “Fernando Pessoa: Filosofia, Religião e as Ciências do Psiquismo Humano” na Casa Fernando Pessoa, com Paulo Borges e Nuno Ribeiro.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/0672834734252869.

 

Profª. Drª. Fernanda Coutinho (UFC)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Estadual do Ceará (1984), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (2004). Desde 1992, é professora efetiva do Departamento de Literatura da UFC. Coordena, atualmente, o grupo de pesquisa Ateliê de Literatura e Arte, que congrega estudantes de graduação e pós-graduação da UFC. No momento, é responsável pelo projeto de pesquisa intitulado Infância e Interculturalidade, o qual tem por objetivo refletir sobre a construção e desconstrução da noção de infância num movimento histórico-sócio-ideológico que se estende da racionalidade da Ilustração aos dias atuais, examinando a caracterização do mundo infantil face às matrizes comportamentais da época contemporânea. A pesquisa procura, dessa forma, verificar a presença da criança no texto literário encenando papéis sociais, que envolvem uma gama de situações em que a questão ética aflora de forma perceptível, dando margem à avaliação da postura da criança como agente criador de sua própria subjetividade e à comparação com experiências de vivências infantis de outros momentos históricos. O trabalho é operado em uma perspectiva interdisciplinar e comparatista, razão pela qual os discursos de outras literaturas, além da nossa, são chamados a compor o diálogo textual. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, história cultural, ficções do "eu", imaginário, afetos, sociologia dos costumes.Realizou estágio pós-doutoral na área de Literatura Comparada, junto à UFMG e à Université de la Sorbonne – Paris 4, sob a supervisão, respectivamente, das professoras Maria Ester Maciel de Oliveira Borges e Véronique Gély, enfocando o tema Crianças e Animais na obra de Graciliano Ramos. Atuou, de setembro/2009 a fevereiro/2010 como pesquisadora convidada do Centre de Recherche en Littérature Comparée, ligado à Universidade de Paris – Sorbonne – Paris 4. Entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, esteve, como professora convidada, na Universidade de Colônia, consolidando a criação do Centro Cultural Rachel de Queiroz, e inaugurando suas atividades acadêmicas, por intermédio do Curso de Inverno Uma Rachel: quantas escritas – ficção, teatro, memória, histórias do dia a dia, que visou dar a conhecer a multiplicidade de facetas contidas na criação da escritora em foco.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/1686880676530862.

 

Profª. Drª. Glaucia Machado (UFAL/UFPB)

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestre em Letras: Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutora em Literatura Brasileira, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Fez estágio pós-doutoral na Université Lumière-Lyon 2, na França (2002-2003). É professora adjunto da Universidade Federal de Alagoas, coordena o grupo de pesquisas Poéticas Interartes e desenvolve atividades com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia brasileira, experimentalismo, literatura e outras linguagens.Atualmente desenvolve cooperação técnica no Departamento de Letras cLássicas e Vernáculas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/9804085924599114.

 

Prof. Dr. Jan Stasienko (University of Lower Silesia, Wroclaw, Poland)

Jan Stasienko Ph.D., Head of the Digital Media & CMC Program in the Department of Journalism and Communication, University of Lower Silesia, Wroclaw, Poland; cofounder of multimedia cluster Creativro; 2010-2011 visiting professor in the Department of Communication, SUNY College at Brockport; member of International Digital Media and Arts Association and Polish Communication Association, former vice-president of Games Research Association of Poland; field of interests: ludology, history and archeology of (new) media, anthropology of special effects; currently does research focused on posthumanistic analysis of selected media technologies both historical and modern treated as protocols of negotiations between human subjects and a sphere of information.

 

Prof. Dr. Manuel Frias Martins (Universidade de Lisboa)

Manuel Frias Martins é professor da Faculdade de Letras de Lisboa, doutorado em Teoria da Literatura e tem trabalhos publicados, na sua área de especialização, em livros e revistas nacionais e estrangeiros. É autor de ensaios como Sombras e Transparências da Literatura, 1983, Herberto Helder – um Silêncio de Bronze, 1983, 10 anos de poesia em Portugal: 1974-1984 – Leitura de uma década, 1986, Matéria Negra. Uma Teoria da Literatura e da Crítica Literária, 1993, com o qual recebeu o Prémio PEN Clube de Ensaio, As Trevas Inocentes, 2001. Traduziu e prefaciou as seguintes obras: L’Allegro e Il Penseroso, de John Milton, O Cânone Ocidental, de Harold Bloom.

 

Profª. Drª. Marie Laure-Ryan (Universidade Colorado)

Marie-Laure Ryan is a prominent literary scholar and critic. She has written several books and articles on narratology, fiction and cyberculture, and has been awarded several times for her work. {E-mail para contato: [email protected]}.

 

 

 

Prof. Dr. Nuno Filipe Gonçalves Nunes Ribeiro (Universidade Nova de Lisboa)

Nuno Ribeiro é Doutor em Filosofia – na área de Estética – pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre o espólio filosófico de Pessoa intitulada: Tradição e Pluralismo nos Escritos Filosóficos de Fernando Pessoa. Licenciou-se em filosofia nessa mesma universidade. É autor do ensaio Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade [Verbo 2011]. Editou também, em co-edição, o livro Canções de António Botto [Guimarães, 2010], onde apresenta um extenso conjunto de inéditos e transcrições do espólio de Pessoa a propósito da edição deste livro. Tem consagrado vários artigos e palestras à relação entre Pessoa e a Filosofia.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/8706108269122242.

 

Profª. Drª. Regina Dalcastagné (UnB)

Regina Dalcastagnè é professora titular da Universidade de Brasília e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordena o Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea e edita a revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. Trabalha principalmente nos seguintes temas: narrativa brasileira contemporânea, literatura e sociedade, representação literária e literatura e artes plásticas.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/2599879538822377.

 

Prof. Dr. Vinícius Meira (UFAL)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (1999). Doutor em Estudos Literários na Universidade Federal de Alagoas (2010). É professor titular da UFAL. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em lingua e literatura francesas, literatura brasileira e literatura comparada

Perfil no lattes:  http://lattes.cnpq.br/5718749340269902.

 

Prof. Dr. Marcos D’Morais (UFPE/Universidade do Porto)

É poeta, músico, crítico e historiador da literatura. De formação literária e jurídica, em Portugal fez-se Doutor em Literatura pela Universidade do Porto (2010), e pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Coimbra (2006). Em janeiro 2011, iniciou Estágio Pós-doutoral na Universidade Federal de Pernambuco, com o tema A Leitura dos Discos: o LP como objeto das artes literária e visual brasileiras nas décadas de 70 e 80.

Algumas de suas obras de referência são: na música, A Lenda da Doce Nuvem (1996); na poesia, Recife Porto (2004) e Da Destruição do Poema (2007). {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/5769402012381725

 

Prof. Dr. Adilson Guimarães Jardim (UFPE/FAESC)

Crítico Literário e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Língua Portuguesa, Teoria da Literatura e Literatura Brasileira pela Faesc (Escada), lecionou na Maurício de Nassau e na Funeso. É escritor e poeta, com diversos ensaios publicados. Criador de diversos blogs literários, está envolvido em pesquisas sobre vanguardas artísticas, desenvolvimento de técnicas literárias criadas por ele ou por grupos como o OuLiPo, além de leituras dramáticas, a exemplo de Les Livreurs, ambos na França, a partir dos quais fundou o Grupo de Pesquisas ALiPo (Ateliê de Arte e Literatura Potencial). Publicou narrativa na antologia literária Staccato (2005). Possui diversos romances, algumas peças, livros de contos e poemas no prelo, a exemplo do romance-tese O Contador de Mentiras, e do romance-fragmento Nova Gramática, poéticas do interior. Organizador do Primeiro volume do ALiPo (Ateliê de Arte e Literatura Potencial), com colaboração de alunos de Letras, da FAESC – Escada. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/3579210284463996

 

Profª. Drª. Tércia Costa Valverde

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Com Ingles pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002) , especialização em Especialização Em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) , Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2006) e Doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2012) . Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Letras. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dilaceramento do ser- Lobo Antunes. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/7836798472934362

 

Profª. Drª. Valdenides Cabral de Araújo Dias

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia, narrativa, erotismo, regionalismos literários. Publicou em 1999 o livro de Poesias, Pulsações, pela Annablume (SP), em 2009, Poesia Menor, pela Editora Scorteci (SP) e O Corpo Erótico na Poética de Gilberto Mendonça Teles, pela Edições Galo Branco (RJ) e, em 2011, Pontos de Passagem, pela Scortecci (SP). É membro da União Brasileira de Escritores/RN. Estágio Pós-Doutorado PPGL/UFPE. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/9467435917159475

 

074Profª. Drª. Meyre I. S. da Silva

Pós-doutoranda no departamento de Letras da UFPE, possui doutorado em Literatura Comparada, University of Oregon, 2013, graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Estado da Bahia e  mestrado em Historia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura pós-colonial, atuando principalmente nos seguintes temas: História, memória, literatura africana e estudos de gênero.

 

Pesquisadores Discentes:

 

Amanda Araújo de Aquino

Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq – Nível B. Estudante do curso de graduação de Design da Universidade Federal de Pernambuco. Possui interesse na área gráfica, em especial em ilustração e animação. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/4008634072373733

 

Artur Almeida de Ataíde

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e mestre em Teoria da Literatura (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição. Cursa atualmente, pelo mesmo Programa, o doutorando em Teoria da Literatura, em que estuda, à luz de uma leitura da poesia de Dante e de suas traduções, a pertinência de se considerar a relação entre corpo, história e métrica no acercamento teórico, crítico e tradutório da poesia. Tem publicados artigos de crítica literária e traduções de poesia, e integra o corpo editorial de uma revista literária, a Crispim – Revista de Crítica e Criação Literária (www.revistacrispim.com). {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/9315714075917720

 

Conrado Vito Rodrigues Falbo

Doutorando em Teoria da Literatura pela UFPE (início 2010) e mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2009). Principais áreas de pesquisa acadêmica e criação artística: Performance, Corpo e Vocalidade, Intersemiose (poesia, música e artes cênicas) e Música Popular. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/8074563488597123

 

Érika Bandeira de Albuquerque

Possui graduação em Letras (Bacharelado em Crítica Literária) pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Tem experiência na área de mediação museológica, ensino e pesquisa. Atualmente é practitioner no curso de Programação Neurolinguística (PNL). Carismática, motivada, determinada, comunicativa, sempre bem humorada, com espírito empreendedor e de liderança. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/4863245104691177

 

Fabiana Móes Miranda

Mestre em Teoria da Literatura e Crítica Literária (UFPE) e Especialista em Literatura Infantojuvenil (FAFIRE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura e Tecnologia, Estudos Culturais. Principal atuação em Gêneros Literários Digitais, Literatura Eletrônica e Teoria da Recepção. Com pesquisas em Sistema Literário Digital, Teoria Crítica, Intersemiose, Ecocrítica. Participa dos Grupos Media Art Histories Research e Electronic Literature Organization. Atualmente, trabalha com Oficinas de Criação Literária/Arte.  {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/9612209175080738

 

Fabrícia Silva Dantas

Licenciada em Letras com habilitação Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (2008) pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursou o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (2011) na Universidade Estadual da Paraíba. Durante o mestrado foi bolsista CAPES no período 2009-20011. Atualmente cursa o doutorado em Literatura, no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. faz parte dos grupos de pesquisa “Interações narrativas e Socialização” (PPGLI -UEPB) e do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (PGLetras – UFPE), como aluna pesquisadora. Realiza pesquisas na área de Literatura, com ênfase na relação entre a literatura e outras mídias, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura e Intersemiose, Poesia e Cinema, literatura popular, literatura infanto-juvenil, e literatura e interculturalidade.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/9912367248134805

 

Fernando de Mendonça

Doutorando em Teoria da Literatura pela UFPE; Mestre em Teoria da Literatura (2009) e Bacharel em Biblioteconomia pela mesma Universidade (2007) – curso pelo qual recebeu a Láurea Universitária. Pesquisador de Clarice Lispector, concentra suas áreas de interesse em Intersemiose e Literatura Comparada, acumulando experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando também nos seguintes temas: cinema, música, artes plásticas, filosofia, conhecimento, linguagens documentárias e tesauro. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/6327779350964022

 

Fernando Oliveira Santana Júnior

Doutorando em Teoria da Literatura pela UFPE (início em março de 2011), bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); mestre em Teoria da Literatura pela mesma instituição (2011). Graduado em Letras, Licenciatura Plena em Português/Inglês, pela UNICAP (2008). Foi bolsista do PIBIC/UNICAP (2006-2007), com pesquisa sobre a ficção do escritor pernambucano Osman Lins. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Brasileira, Portuguesa e Judaica. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Literatura e Estudos Judaicos, Literatura e Estudos Culturais Judaicos, Literatura Comparada, Literatura e Ecocrítica, Literatura e Medicina. {Email para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/1534099235101087

 

Germano Cesar da Silva

Possui graduação em letras pela Universidade Federal de Pernambuco com a habilitação em crítica literária (2006.2). Foi bolsista de iniciação científica entre 2004 e 2006 com o projeto Marcas de poder em interações pedagógicas sob orientação da professora Kazue Saito Monteiro de Barros. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em assuntos de crítica literátria e tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura moderna e contemporânea e teoria da literatura, dedicando especial atenção para o estudo da ficção científica brasileira. Atualmente é um dos colaboradores do Blog de discussão literária Borges insone (borgesinsone.blogspot.com). {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no Lattes: http://lattes.cnpq.br/4669359990687933

 

Igor Andreas Rodrigues Bandim

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (Bacharelado em Língua Portuguesa: ênfase em Crítica Literária, 2010). Aprovado no Programa de Pós-graduação em Letras da mesma universidade (dezembro de 2010). Foi bolsista PIBIC/CNPq, por dois anos (2008 a 2010), com pesquisa comparada entre obras de Franz Kafka e do pernambucano Osman Lins. Têm experiência na área de ensino de língua estrangeira (alemão e inglês) e de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura alemã, literatura comparada, crítica literária, estética da recepção, ficção contemporânea. As obras de Franz Kafka, Osman Lins, João Guimarães Rosa e Modesto carone.{E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil do lattes: http://lattes.cnpq.br/8545928912366554

 

IngridIngrid Fernanda Rodrigues Pereira

Mestranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco ( Atual) . Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (2012) com dupla habilitação Português/ Inglês e suas Literaturas . Coordenadora e Professora de Literatura do Pré Acadêmico Atitude – (PROEXT -UFPE 2012). Foi monitora bolsista da disciplina de Introdução aos Estudos Linguísticos ( PFA- UPE 2012). Pesquisadora do Movimento de Experiências Literárias MEL- UPE ( 2009 – 2012) nas áreas de Literatura, Intersemiose e Música. Curso de Iniciação Musical em Piano no Conservatório Pernambucano de Música (2005). {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/9732721964934549

 

Isabella Alves da Cunha Melo

Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua como designer e é integrante do X-booooK  ( http://x-booook.blogspot.com.br/). Obteve, em 2010, o Prêmio Soluções para Cidades do projeto editorial concursosdeprojeto.org. {E-mail para contato: [email protected]}.

 

 

Jessica Sabrina de Oliveira Menezes

Possui graduação em Letras pela Faculdade São Miguel e especialização em Literatura Brasileira pela Fafire. Atualmente, é mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua principalmente no ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, como professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Além disso, atuou como professora de Língua Portuguesa do João Cavalcanti Petribu (rede estadual de ensino), do Colégio de Aplicação da UFPE, e como tutora da disciplina Teoria Literária na graduação em Letras (modalidade EAD) pela Universidade Aberta do Brasil/Universidade Federal Rural de Pernambuco. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/5075244035542992

 

Joane Leôncio de Sá

Mestre em Teoria da Literatura na UFPE, Pós-graduada em Literatura Brasileira pela Faculdade Frassinetti do Recife (2012) . Graduada em Letras pela Faculdade Frassinetti do Recife (2010).  {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/5009486949739526

 

Josebede Angelica Guilherme da Silva

Possui Mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE (2012). Pós-graduação em Literatura Brasileira e Outras Artes pela UNIVERSO (2009). Possui Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua portuguesa e Inglesa pela Universo (2007). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, Crítica Literária, Literatura Portuguesa, Comunicação e Produção Textual.. Atualmente realiza pesquisas na ficção e na poesia de Mário de Sá-Carneiro. Participa do grupo de pesquisas NELI – Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose pela UFPE. Tem experiência docente na área de Comunicação com ênfase em Comunicação e Expressão e Orientação: Trabalho de Conclusão de Curso atuando principalmente nos seguintes cursos: Direito, Recursos Humanos e Logística. É Formadora do GESTAR em Língua Portuguesa pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. É avaliadora de textos pelo CESPE – UNB – Universidade de Brasilia. É professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual do Ensino Médio. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/1131749214008971

 

Lucas Antunes Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (Licenciatura e Bacharelado), e Mestrado em Teoria da Literatura pela mesma instituição. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/0322258616043860

 

Luiz Carlos Carvalho de Castro

Graduado em Letras pela FUNESO (1989), Especialista em Informática na Educação pelo MEC/PROINFO/UFPE, Especialista em Leitura, Compreensão e Produção Textual pela UFPE (2004) e Mestre em Linguística pela UFPB (2009). Atualmente é professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação (www.ufpe.br/nehte). Co-autor do livro Documentos Acadêmicos: um padrão de qualidade, publicado pela EDUFPE. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/6798139267217927

 

Mariana Borges de Melo

Formada em 2011.2 na Universidade Católica de Pernambuco em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Atualmente em especialização em Gestão de Programas e Projetos Sociais, também pela Unicap. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/8020461256958499

 

Marta Milene Gomes de Araújo
Bolsista do programa Fulbright FLTA (Foreign Language Teaching Assistant). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Foi bolsista do PIBIC/UNICAP, pesquisando sobre Literatura Contemporânea de autoria feminina em Pernambuco. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/3205779943755714

 

Michelle Jácome Valois Vital

É graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e mestre em Teoria Literária na mesma instituição (2010), onde defendeu a dissertação “Zoomementos da morte – morrer, matar e viver entre os bichos de Graciliano Ramos e Guimarães Rosa”. Em 2011, com o projeto “Cantiga de se abrir os olhos: intersemiose, poesia e epifania em Guimarães Rosa”, iniciou o curso de doutorado. Experiência em teoria e análise linguística e literária. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/5477710637639407

 

Newton de Castro Pontes

Licenciado em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Mestre em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atualmente, é Professor Auxiliar de Teoria da Literatura na mesma instituição em que se graduou (URCA), e aluno do Doutorado em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Conto, Crítica Textual e Sociologia Aplicada à Literatura. É membro do Núcleo de Estudos em Teoria Linguística e Literária (NETLLI) e do conselho editorial de “Macabéa – Revista Eletrônica do NETLLI”. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/0633243030687175

 

Paula Cristina Ribeiro da Rocha de Morais Cunha

Doutoranda na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua na área de estudos de gênero, desenvolvendo pesquisa sobre Novas cartas portuguesas. Natural do Porto (Portugal), fez graduação, especialização e mestrado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Redigiu dissertação de mestrado na área de Literatura Comparada, mais especificamente em Literatura de Viagens. Nas obras est la terre des promesses, de Annemarie Schwarzenbach, e L’usage du monde, de Nicolas Bouvier, considerou algumas questões da poética do gênero viático e a percepção do outro estrangeiro. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes:http: http://lattes.cnpq.br/7637966793005011

 

Poliana Barbosa Martins de Oliveira

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) , atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Eletrônica; Literatura e Sociedade. Atualmente, está cursando mestrado em Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/5032411632977020

 

Priscila Medeiros Varjal de Melo

É graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco/UPE (2006) e Especialista em Literatura Brasileira, pela Faculdade de Filosofia do Recife/FAFIRE (2010). Trabalhou como monitora nas Oficinas de Criação Literária do Escritor Raimundo Carrero de 2005 a 2009.1. E, atualmente, faz Mestrado em Teoria da Literatura, na Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE, como bolsista do CNPq. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/6957566849396977

 

Rafaela Rogério Cruz

Rafaela Cruz é aluna da graduação em Letras na Universidade Federal de Pernambuco. Foi aluna voluntária do projeto de iniciação científica PIBIC UFPE/Cnpq e bolsista CAPES/FIPSE na modalidade de graduação sanduíche na Universidade da Carolina do Norte em Charlotte (EUA). {Email para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/0363935526367152

 

Renata Soriano de Souza Tavares

Possui graduação em licenciatura em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Especialização em Literatura pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco(2010). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura, Intersemiose, Van Gogh, Geraldino Brasil, Drummond, Artes, Paródia, Ironia e Sextinas. {E-mail: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249

 

Sherry Morgana Justino de Almeida

Professora Assistente I do curso de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UAST; Doutoranda em Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Mestrado em Teoria da Literatura (2006) e graduação em Bacharelado em Crítica Literária(2003) pela UFPE, tendo sido bolsista CNPq tanto na graduação quanto no mestrado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Estudos culturais, Literatura Comparada, Literatura e identidade nacional; Literatura e imaginário. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil  no lattes: http://lattes.cnpq.br/5332850255576710

 

Sthèphanie Tavares Melo Villarim de Siqueira

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2011). Atualmente cursa uma Especialização em Assessoria de Imprensa pela Faculdade Vale do Rio Ipojuca. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico), atuando principalmente nos seguintes temas: documentário e comunicação. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil  no lattes: http://lattes.cnpq.br/6320161513200554

 

Thiago Corrêa Ramos

É graduado em jornalismo pela Unicap (2008), pós-graduado em Jornalismo e Crítica Social pela UFPE (2006) e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, onde desenvolveu a pesquisa “A LITERATURA BRASILEIRA NA INTERNET: implicações do digital na narrativa”. Atua como jornalista e produtor cultural, edita a Revista Vacatussa (dedicada a publicação de textos ficcionais e ilustrações), o site www.vacatussa.com (focado na publicação de artigos e resenhas) e integra a equipe do programa de rádio Café Colombo (cafecolombo.com.br), além de colaborar com a Revista Continente. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/0498087186590908

 

vgpVinicius Gomes Pascoal

Discente do curso de Mestrado em Teoria da Literatura pela UFPE-PPGL. Graduado em Letras pela UPE (EN-PT) (2011), Especialista em tradução (EN-PT) pela Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE (2013). Professor, tradutor e poeta, desenvolve poemas concretos & cinemagraphs. Atualmente desenvolve pesquisa em Literatura e Intersemiose, focalizando o romance “a” do multiartista Andy Warhol, nesse caminho fortuito entre [pop] arte e literatura recebe orientação da artista e Drª. Maria do Carmo Nino. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/4337188466286981

 

Wanessa Rayzza Loyo da F. M. Vanderlei

Formada em Licenciatura em Língua Portuguesa (2011.1) e Bacharelado em Crítica Literária (2011.2) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Tem experiência nas áreas de Intersemiose, Literatura infanto-juvenil, Literatura portuguesa e Artes Plásticas. {E-mail para contato: [email protected]}.

Perfil no lattes: http://lattes.cnpq.br/5729250519706464