Chamada de Trabalhos

CHAMADA PARA O NÚMERO OITO DA INTERSEMIOSE

A Intersemiose – Revista Digital é publicada pelo NELI, Núcleo de Estudos de Literatura e Intersemiose, grupo de pesquisa registrado no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (http://www.ufpe.br/pgletras). A revista é voltada a professores, pesquisadores e estudantes, e constitui um espaço aberto para o estudo e reflexões das diversas áreas de conhecimento que dialoguem com a Literatura.

A chamada está aberta para a oitava edição da Intersemiose, que discutirá acerca da relação entre a Literatura e as histórias em quadrinhos. As Histórias em Quadrinhos são uma arte autônoma que agrega uma multiplicidade de aspectos em sua linguagem, estando em sintonia intrínseca ao nosso contexto artístico e cultural contemporâneo. As HQs dialogam constantemente com outras áreas do conhecimento humano, sendo assim, contribuindo para tornar essa linguagem uma importante fortuna na crítica. Uma das áreas que muito dialogam com os quadrinhos é a literatura. E não apenas quando alvorada diretamente às adaptações literárias para os quadrinhos, mas também através de questões como narrativa, linguagem, temas, intertexto, leitura, metalinguagem, tantos outros aspectos que nos ofertam um leque de diálogos enriquecedores. Dessa forma, os estudos em Intersemiose em muito se beneficiam com essa relação entre artes. De acordo com as ideias do Prof. Dr. Sebastien Joachim, a Intersemiose, através de suas relações entre meios, nos permite agregar e renovar as artes envolvidas, em um exercício estético-politico de suma importância para a Literatura.

O artigo deve ser enviado para o e-mail [email protected] com o seguinte assunto: “Artigo quadrinhos” e seguir as seguintes normas de publicação da revista: http://www.neliufpe.com.br/revista-intersemiose/normas-para-publicacao/. Os alunos da graduação que enviarem artigos para a publicação devem vir acompanhados de uma carta de recomendação do orientador.

Prazo de submissão: até 10 de novembro

Organização editorial:

Profa. Dra. Ermelinda Maria Araújo Ferreira (UFPE)
Me. Joane Leôncio de Sá (UFPE)
Me. Mônica Figueiredo (UFPE)
Eduardo Gonçalves (UFPE)
Maria Gabriela Wanderley Pedrosa (UFPE)